/ android

Conhecendo o Android Things

O Android Things é uma versão enxuta do Android para IoT que pode ser executada no Raspberry Pi.

Você pode utilizar essa plataforma para criar dispositivos conectados a internet para qualquer finalidade, como por exemplo:

  1. Exibir a previsão do tempo
  2. Fazer reconhecimento de imagens
  3. Criar uma campainha com camêra

Tudo isso é possível criando aplicações para o Android Things, da mesma forma como são criadas aplicações para o Android que rodam no seu smartphone.

Inclusive você pode baixar aplicativos da Play Store e executar no seu Raspberry Pi, como por exemplo o Spotify:

Foto do Spotify no Raspberry Pi com Android Things

Esse post não tem como por objetivo ensinar o passo-a-passo de como baixar e instalar o Android Things, ou como criar uma primeira aplicação, mas apenas mostrar que existem possibilidades interessantes com essa plataforma, já citadas anteriormente.

Se você se interessar na plataforma, tenha em mente que o Raspberry Pi, mesmo o Raspberry Pi 3 Model B+, não possui uma alta capacidade de processamento.

Você pode avaliar o uso do ODROID-XU4 que possui um processador Cortex Octa-Core de 2GHZ e 2GB de RAM e é capaz de rodar o Android completo.

De forma resumida você precisa apenas configurar e baixar sua imagem do Android Things no Android Things Console e instalar no seu SD Card usando o Etcher.

Foto da tela inicial do Android Things

Importante dizer que nos meus testes o Waze rodou mas ficou muito lento ao ponto de demorar 3~4 segundos para responder aos comandos, já o Spotify rodou perfeitamente sem nenhum tipo de lag mesmo durante as reproduções.

Meus principais objetivos com essa plataforma são criar uma central de alarme residencial controlada pelo smartphone e uma central automotiva também controlada pelo smartphone.

Enquanto o alarme residencial terá integrações sem fio com diferentes plataformas e sensores, a central automotiva terá integrações com interfaces como GPS, GPRS, alarme, câmera de ré e protocolos como CANBUS e OBD2.

Fica a dica da plataforma para seu próximo projeto!